Há quem diga que a Ergonomia se ocupa de estudar leiaute, mobiliário e posturas humanas no trabalho. Para outros, trata-se de uma ciência preocupada em realizar testes em laboratório para produzir normas técnicas. Apesar de boa parte dos ergonomistas abordarem estes tópicos de forma sistemática, como se a Ergonomia somente tratasse disso, o seu universo de análise e transformação é muito maior e mais profundo.
A ergonomia centra-se sobre a relação entre tarefa e atividade, considerando os aspectos organizacionais, subjetivos e sociais do homem em seu trabalho. No entanto, essa ruptura entre uma ergonomia apoiada em posturas/ mobiliário e outra fundada sobre a atividade real de trabalho não é evidente. Percebemos, ainda hoje, muitos trabalhos técnicos deixando de lado o essencial do trabalho humano: a própria atividade.
O post de hoje trata dessa questão e nos ajuda a refletir sobre os verdadeiros objetivos da ergonomia.
Para isso, trazemos aqui alguns vídeos bastante importantes sobre o assunto:
- No primeiro de Gustavo Dantas, técnico de segurança e Engenheiro de Saúde e Segurança explica como a Ergonomia transformou a sua prática; e o Prof. Dr. Francisco Lima (UFMG) discorre sobre os limites da ergonomia baseada nos “fatores humanos” e como a atividade preenche a lacuna entre o que foi projetado e aquilo que é realizado na prática.
2. Nos vídeos abaixo, são discutidas as diferenças entre tarefa e atividade na Ergonomia.
3. No último vídeo, o Prof. Dr. Raoni Rocha (Unifei) desvenda o “Mito da Postura Correta“.
Gostou? Curte, comente e compartilhe! E se inscreva no nosso Canal do Youtube!
[…] Veja também o post “Qual o verdadeiro objetivo da Ergonomia“. […]
CurtirCurtir